Anúncios de cabeçalho

A Revista Academus é uma editora inovadora no cenário literário moçambicano, dedicada a publicar e promover autores emergentes. Oferecemos serviços completos, incluindo revisão, edição e design de livros, sempre com um compromisso inabalável com a qualidade. Nosso objetivo é fornecer aos escritores as ferramentas e o suporte necessários para transformar suas obras em sucesso, enquanto ampliamos a visibilidade de suas publicações tanto localmente quanto internacionalmente

Quem é Hussaymatho Biny Ussene

 O Mestre Hussaymatho Biny Ussene é natural da Ilha de Moçambique. Licenciou-se em Ensino de Filosofia, com habilitação para leccionar História, pela Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula (2015) e é mestre em Administração e Regulação da Educação pela Academia Militar Marechal Samora Machel – Nampula.

Entre 2016 e 2020, leccionou Filosofia (12.ª classe) e História (11.ª classe) na Escola Secundária Geral de Namapa, onde desempenhou também funções de delegado da disciplina de Filosofia (2018–2020). No mesmo período, coordenou o Parlamento Juvenil no distrito de Eráti-Namapa (2017–2018), no âmbito de um projecto de empoderamento de adolescentes e jovens. Em 2021, foi professor e formador de Educação para a Cidadania no Instituto de Formação de Professores de Muniga.


Participa activamente em eventos académicos, com destaque para o Colóquio alusivo ao Dia Mundial da Filosofia, onde apresentou, em 2014, a comunicação Participação Política, Cidadania e Violência: Uma análise no contexto da crise pós-eleitoral em Moçambique, e, em 2023, o tema Causas da Crise Democrática em Moçambique: Reflexão a propósito das eleições de 11 de Outubro de 2023.

Actualmente, é professor e delegado da disciplina de Filosofia na Escola Secundária 22 de Agosto, na cidade de Nampula.

Email: binussen08@gmail.com

 

Publicações na revista Academus:

  1.  Avaliação escolar por perguntas múltipla escolha. Uma reflexão sobre seu impacto no PEA: estudo do caso da escola secundaria 22 de Agosto-Nampula;
  2. Fim da terceira República e a emergência de novas forças políticas em Moçambique;

Enviar um comentário

0 Comentários